Canal da Fertilidade
Esclareça suas dúvidas sobre infertilidade

Para que serve a dosagem de FSH?


O FSH (Hormônio Folículo Estimulante) é o hormônio que estimula a ovulação. Ele é secretado pela hipófise (glândula localizada na base do cérebro).

Na investigação do casal infértil geralmente realiza-se a dosagem do FSH porque este hormônio reflete a reserva ovariana da mulher. Esta dosagem deve ser sempre realizada entre o 2º e o 4º dia do ciclo menstrual.

Se a mulher tem uma boa quantidade de óvulos, o nível de FSH é baixo (abaixo de 10). Quando a reserva ovariana está diminuida (próximo da menopausa) os valores começam a subir. Quanto maior o valor do FSH, pior é o prognóstico reprodutivo daquela mulher.

É normal que após os 40 anos os níveis de FSH comecem a aumentar. Porém se isso acontecer com uma mulher de menos de 40 anos é possível que se esteja diante de um caso de menopausa precoce.

Atualmente recomenda-se que mesmo mulheres jovens sem história de infertilidade realizem pelo menos uma vez ao ano uma dosagem de FSH. Caso os valores estejam alterados, sugerindo uma possível falência ovariana dentro de alguns anos, indica-se o congelamento de óvulos desta paciente, para preservar seu futuro reprodutivo.