Institucional
Conheça o Projeto ALFA

Responsabilidade Social

O Projeto ALFA, ciente de suas responsabilidades para com a sociedade no que tange à medicina reprodutiva, atua ativamente para proporcionar  informação, acesso aos tratamentos de infertilidade aos casais, atualização e reciclagem aos profissionais.

No quesito informação promove palestras gratuitas com regularidade aos interessados, discutindo desde as causas de infertilidade, até os tratamentos mais complexos de reprodução assistida, assim como sua viabilidade em termos financeiros.

Quanto ao acesso aos tratamentos de reprodução assistida, o Projeto ALFA teve, desde a sua fundação há 10 anos, preocupação com aos casais que em virtude dos custos, viam suas expectativas de serem pais, frustradas.

Foi criado então o Projeto Beta, clínica que tem como objetivo atender os pacientes, adequando os custos do tratamento às possibilidades de cada um. Importante ressaltar que esta inovação de “clínica de baixo custo” teve vários seguidores, fazendo com que, não só clínicas de reprodução, mas mesmo a indústria farmacêutica fizessem o mesmo, ampliando assim o acesso dos que delas necessitam.

Praticamente ao mesmo tempo, também imbuído do espírito de ampliação no atendimento aos casais inférteis o Projeto ALFA centrou suas atenções em cursos de aperfeiçoamento e reciclagem para médicos ginecologistas, urologistas, biólogos e biomédicos, com os cursos Master em Infertilidade Conjugal e Pós-graduação em Reprodução Assistida, atualmente em associação com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Há um ano foi inaugurada Clínica de Reprodução Assistida da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo sob a chefia do Professor Dr. Newton Eduardo Busso, com o apoio dos Professores Dr. José Mendes Aldrighi, chefe do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia e Antonio Carlos Forte, superintendente da Irmandade. Os casais são atendidos no ambulatório da Santa Casa e encaminhados para o ALFA para a realização dos procedimentos laboratoriais. O convênio ALFA – Santa Casa de São Paulo é a primeira iniciativa privada a oferecer tratamento de reprodução assistida e medicamentos para a população, de maneira totalmente gratuita.

Seguindo ainda a vocação adotada de ampliar o atendimento aos casais inférteis o Projeto ALFA apóia a iniciativa da Sociedade Paulista de Medicina Reprodutiva que entende que por lei os tratamentos de reprodução assistida deveriam ter cobertura pelos planos de saúde, o que ampliaria ainda mais o atendimento dos casais inférteis que hoje buscam, numa trajetória muitas vezes inglória, a solução do que parece simples para alguns, mas penoso e difícil, por vezes quase impossível, para outros que é a dádiva de ter um filho.