Doação de Óvulos
O processo de doação de óvulos no Projeto Beta segue os padrões estabelecidos pela Norma do Conselho Federal de Medicina e pela Legislação Vigente no Brasil.
Existem dois tipos de doação:
- A doação compartilhada: tem por objetivo beneficiar tanto a paciente que doa os óvulos quanto a paciente que recebe parte dos óvulos, reduzindo, assim, os custos da doadora.
- A doação voluntária em que a mulher procura a clínica para fazer a doação dos seus óvulos. Essa doação está de acordo com a Legislação Vigente e não tem fins lucrativos.
Para realizar a doação de óvulos as candidatas devem:
- Ter idade entre 18 a 35 anos
- Não ter antecedentes de mal formações na família
- Normalidade do aparelho reprodutor
- Avaliação ginecológica
- Avaliação psicológica
- Ausência de doenças transmissíveis
- Conhecer sua família (pais, avós, tios de primeiro grau e irmão(s) )
Antes de serem aceitas no programa de doação de óvulos, as candidatas submetem-se a uma avaliação clínica completa para avaliar tanto o estado de saúde quanto a fertilidade. Além de exames ginecológicos detalhados que permitem descartar a presença de cistos, miomas, pólipos e outras alterações no aparelho reprodutor. Confirma-se a ausência de doenças transmissíveis como HIV 1 e 2, hepatite B e C, sífilis, HTLV , Zika vírus, grupo sanguíneo , fator Rh e PCR na secreção vaginal para pesquisa de Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae. Todos estes exames são repetidos conforme Legislação Vigente cinco dias antes da punção folicular.
Segundo a resolução do Conselho Federal de Medicina sobre reprodução assistida, toda doação de óvulos é anônima e voluntária, portanto não se revela a identidade de doadoras nem de receptoras. Não obstante, mantendo o sigilo médico, sempre poderá ser proporcionada informação de interesse e importância para a saúde do bebê.