Política de Privacidade

Política de Privacidade

O nosso site utiliza cookies apenas para coleta de dados analíticos de acessos (quantidade de visitas, tempo de sessão e tipos de dispositivos).

Não utilizamos cookies para coleta de dados pessoais. Ao continuar navegando, você está ciente da nossa Política de Privacidade.

Exercícios em excesso interferem na fertilidade do casal


Exercícios em excesso interferem na fertilidade do casalÉ consenso no meio médico que a prática de exercícios físicos e uma dieta equilibrada são fundamentais à manutenção do peso e, como decorrência, de condições mais saudáveis de vida. Mas os excessos são condenáveis: no homem, pode causar problemas relacionados à diminuição da produção de espermatozóides e, na mulher, pode afetar seriamente a ovulação.

 

Uma carga normal de exercícios não afeta a fertilidade dos casais. Já para os que se excedem, a endorfina liberada, nesses casos, inibe a hipófise, que controla as glândulas de secreção endócrina do organismo, comprometendo a ovulação e a espermatogênese.

 

Não é fácil precisar os limites da atividade física para cada pessoa, por isto não se pode criar uma regra geral a respeito do assunto. O limite individual só pode ser estabelecido em academias e clínicas de fisiatria, onde é avaliada a relação entre gordura e massa muscular para determinar aspectos como freqüência e carga do exercício.

 

Entretanto, há estudos demonstrando que correr mais de20 kmpor semana já pode ser considerado demais para quem está tentando conceber. A prática intensa de exercícios, por mais de duas horas diárias, sobretudo de esportes com grande esforço físico e concentração, como ginástica olímpica e balé clássico, também acabam se tornando impeditivos da concepção.

 

O principal problema do excesso de exercícios é que ele ocasiona a magreza excessiva ou a perda anormal de peso que podem levar a um decréscimo significativo nas taxas dos hormônios sexuais, decisivos para o desenvolvimento dos óvulos e dos espermatozóides.

 

Hoje, o mecanismo do overtraining, síndrome do esgotamento muscular, que só atingia atletas profissionais também é diagnosticado nas academias, atingindo alunos 'viciados em malhação' e corredores amadores. Ao invés de se tornar um meio de alívio das tensões, a prática exagerada de exercícios só aumenta o estresse, fator que também dificulta a concepção.

 

Dr. Newton Busso, ginecologista, diretor do Projeto ALFA, Aliança de Laboratórios de Fertilização Assistida.


Categoria: Blog

Publicado em:

Sede

  • São Paulo - SP:
  • Rua Cincinato Braga 37 - 12º andar - Bela Vista
  • CEP 01333-011 - São Paulo-SP [ver mapa]

  • Horários de Funcionamento:
  • De segunda a sexta, das 7h00 às 17h00
  • Sábado e domingo, das 7h00 às 13h00
Contate-nos




Siga-nos
Mensagem:

by Redbit