Política de Privacidade

Política de Privacidade

O nosso site utiliza cookies apenas para coleta de dados analíticos de acessos (quantidade de visitas, tempo de sessão e tipos de dispositivos).

Não utilizamos cookies para coleta de dados pessoais. Ao continuar navegando, você está ciente da nossa Política de Privacidade.

Preservação da Fertilidade

Congelamento de Óvulos - Passo a passo

 O congelamento de óvulos é um procedimento que possibilita à mulher preservar sua fertilidade atual para que possa planejar uma gestação futura. É um avanço muito grande pois permite que estas mulheres possam ter mais liberdade de escolha, e assim, determinarem suas prioridades durante a vida.

Por oferecer esta valiosa possibilidade, o congelamento de óvulos está se popularizando cada dia mais, sendo aderido por diversas mulheres famosas que estão também realizando um grande trabalho ao divulgar para outras mulheres a importância de realizar o planejamento reprodutivo e preservar a fertilidade.

 A mulher já nasce com o estoque de óvulos que usará durante a sua vida madura, e este é limitado em número, envelhece junto com ela e irá acabar na menopausa, que é o marco final deste estoque. Por isso, mesmo as mulheres que não querem ser mães no momento, devem pensar em preservar a fertilidade através do congelamento de óvulos para que no futuro caso tenham o desejo da maternidade, possam utilizar os óvulos congelados quando ainda tinham maior qualidade.

 

 

Como é realizado o congelamento de óvulos?

 Estimulação ovariana:

Primeiro passo para o congelamento de óvulos é a Estimulação Ovariana. Os ovários são estimulados com medicamentos injetáveis, por via subcutânea, para desenvolver os folículos que contêm os óvulos.

 Monitoramento/Controle:

Durante a estimulação é realizado o controle deste processo, sendo a resposta dos ovários monitorada com ultrassons transvaginais, para verificar o número, o tamanho e a velocidade de crescimento dos folículos. Isto permite definir momentos importantes como o do início da administração dos análogos do GnRH, que são administrados para bloquear a hipófise e evitar a ovulação ocorra antes do momento escolhido para a punção dos folículos ovarianos; o momento da indução da maturação final dos óvulos (trigger) e a seguir, o agendamento da punção destes folículos para a obtenção dos óvulos.

 Maturação final dos óvulos (trigger):

Neste momento, um medicamento é aplicado por via subcutânea (hCG), para que o amadurecimento final dos óvulos ocorra, e então, entre 35 e 36 horas após esta aplicação é agendada a punção dos folículos.

 Punção Ovariana para a Coleta dos Gametas:

Enfim, chegou o momento da Coleta dos Gametas femininos, os óvulos. Esta é realizada com utilização de uma agulha especial e guiada pelo ultrassom transvaginal, estando a mulher sob efeito de uma sedação.

Após aspiração do líquido dos folículos ovarianos, o óvulo é identificado e avaliado por embriologista, sendo então congelado através da técnica de vitrificação.

 

Vitrificação dos óvulos

 Na vitrificação reduz-se a quantidade de água presente no interior da célula para evitar a formação de cristais de gelo e que podem danificar o óvulo, ao mesmo tempo que substâncias que o protegem dos efeitos das baixíssimas temperaturas, deste procedimento, são adicionadas. Após o preparo, os óvulos são armazenados em nitrogênio líquido em paletas

identificadas e específicas para manter a segurança e rastreabilidade dos gametas de cada paciente.

Agora que você já sabe a importância do Congelamento de Óvulos e como é efetuado, a questão é: Quando devo congelar os óvulos?

 A melhor hora para congelar os óvulos é o quanto antes. É frequente que uma mulher muito jovem, cerca de 20 a 29 anos esteja em outro momento da vida e ainda não pense neste planejamento, mas a partir dos 30 anos é importante levar em consideração esta possibilidade pois antes dos 35 anos a quantidade e qualidade dos óvulos são maiores, o que torna também maior a chance de sucesso dos procedimentos futuros de descongelamento e Fertilização in vitro, necessários para a obtenção da gestação quando da utilização dos óvulos anteriormente congelados.

Após os 35, mesmo que a quantidade e qualidade dos óvulos diminuam e consequentemente as taxas de sucesso do tratamento também sejam progressivamente menores, continua válido que se criopreservem os óvulos e o quanto antes é sempre melhor.

 

Idade x Fertilidade feminina

 A mulher nasce com os óvulos que terá durante a vida e como demonstra o gráfico, após os 37 anos a quantidade de óvulos cai consideravelmente. Por isso, o ideal é realizar o congelamento de óvulos o quanto antes.


Categoria: Blog

Publicado em:

Sede

  • São Paulo - SP:
  • Rua Cincinato Braga 37 - 12º andar - Bela Vista
  • CEP 01333-011 - São Paulo-SP [ver mapa]

  • Horários de Funcionamento:
  • De segunda a sexta, das 7h00 às 17h00
  • Sábado e domingo, das 7h00 às 13h00
Contate-nos




Siga-nos
Mensagem:

by Redbit