Política de Privacidade

Política de Privacidade

O nosso site utiliza cookies apenas para coleta de dados analíticos de acessos (quantidade de visitas, tempo de sessão e tipos de dispositivos).

Não utilizamos cookies para coleta de dados pessoais. Ao continuar navegando, você está ciente da nossa Política de Privacidade.

Tratamentos em pacientes com sorologia positiva

Pacientes com sorologia positiva podem utilizar os tratamentos de Reprodução Humana Assistida para conseguir uma gestação sem o risco de contaminação do parceiro, ou mesmo própria por um vírus diferente do que é portador, esta última extremamente grave.

Sorologia positivaMas para prestar este atendimento, a clínica precisa estar preparada. No Projeto ALFA, temos um laboratório específico para esse fim, não só para os portadores do vírus HIV, mas também para portadores de outras viroses sanguíneas como Hepatites tipo C e B, ainda bastante prevalentes em nosso meio. Um laboratório preparado para este fim, deve manusear as amostras de sêmen, líquido folicular e mesmo embriões da forma mais segura possível e para isso, a higiene de equipamentos, materiais e espaços utilizados necessitam de protocolos definidos e equipe treinada. Muitos dos protocolos exigem tempo seguro de reutilização entre os casos, o que torna o laboratório específico mais seguro para os usuários e profissionais que aí trabalham. O Projeto ALFA possui tudo isso em seus laboratórios, porém o foco e especificidade do que é feito no laboratório para portadores de sorologia positiva o tornam ainda mais seguro para este fim.

No caso masculino

Um dos procedimentos de segurança, em caso de sorologia positiva masculina, é a manipulação do sêmen, na qual este é preparado utilizando-se a lavagem múltipla. Isto é realizado mesmo antes de se iniciar o estímulo ovariano da mulher com o objetivo de negativar a carga viral, o que será confirmado por exame específico (PCR) da amostra já preparada e em seguida congelada. Este resultado, uma vez negativo, comprova que não há vírus no sêmen congelado, e que a amostra está liberada para utilização.

No caso feminino

Por outro lado, quando a sorologia é positiva para a mulher a mesma deve ter autorização prévia de um infectologista, o qual irá autorizar o procedimento quando se identifica o melhor e mais seguro momento clínico para a mulher gestar, e consequentemente, quando a carga viral está em seu nível sanguíneo mais baixo possível. O acompanhamento especializado em caso de gestação é essencial e tem como objetivo evitar uma eventual, mas pequena chance de uma contaminação vertical (de mãe para filho) nos casos de portadoras femininas destas viroses.

No caso de ambos serem soropositivo

Quando ambos forem positivos estes protocolos serão aplicados de maneira conjunta e a reprodução assistida estaria também indicada para evitar uma contaminação por diferentes cepas virais, mesmo quando portadores do mesmo tipo de vírus.

Como complementação, ainda que aplicados todos os cuidados para a redução do risco de contaminação para seus menores níveis possíveis, consentimentos informados e contratos específicos são assinados, para que as orientações sobre os riscos sejam transmitidas de maneira clara.

Caso tenha alguma dúvida com relação ao nosso laboratório ou procedimentos, entre em contato conosco!


Categoria: Blog

Publicado em:

Sede

  • São Paulo - SP:
  • Rua Cincinato Braga 37 - 12º andar - Bela Vista
  • CEP 01333-011 - São Paulo-SP [ver mapa]

  • Horários de Funcionamento:
  • De segunda a sexta, das 7h00 às 17h00
  • Sábado e domingo, das 7h00 às 13h00
Contate-nos




Siga-nos
Mensagem:

by Redbit